Saúde

Londrina confirma duas mortes provocadas pela dengue

Foram confirmados os primeiros casos de óbito por dengue em Londrina. A divulgação foi feita hoje, quarta-feira (20/03) pela Secretaria Municipal de Saúde, após confirmação no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Os óbitos, que já estavam sob investigação, ocorreram no mês de março, e os pacientes tinham 89 e 60 anos de idade.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sônia Fernandes, um dos pacientes havia contraído o sorotipo I da dengue, e o outro, o sorotipo II. “Desde a semana passada, tínhamos os resultado de exames laboratoriais indicando que os dois pacientes faleceram com dengue. Então fizemos todo o trâmite formal com a SESA, para confirmar esses casos, e ontem a Secretaria de Estado fez a divulgação dos óbitos”, informou.

Quanto ao risco de uma epidemia de dengue em Londrina, Sônia lembrou que é uma preocupação da SMS desde o início do ano. “Estamos vendo um crescimento contínuo do número de notificações e de casos positivos da doença. Então estamos mais alertas, adotando várias medidas de prevenção, haja vista os caminhões fumacê que estão na cidade, e outras medidas de incremento da assistência, com a abertura da UBS Itapoã até as 23 horas”, citou.

Na última semana, Londrina registrou 358 casos positivos de dengue, dentro de um índice de 2.788 notificações. À época, foram 992 casos descartados, e outros 1.433 estavam aguardando os resultados de exames laboratoriais. “A tendência é continuar com um número elevado de casos, e não só casos positivos, mas também a curva de casos notificados continua ascendente. Isso nos causa preocupação, porque os notificados de hoje vão ser os confirmados da próxima semana.  Mas, mais uma vez, ressaltamos que sem o apoio da população, sem o apoio de cada indivíduo no sentido de eliminar cada ponto de água parada, por mais ações de combate que nós façamos, não vamos conseguir controlar a doença no município”, ressaltou.

O novo boletim semanal com a situação da dengue em Londrina será apresentado nesta quinta-feira (21), às 10 horas, durante entrevista coletiva realizada no Hospital do Câncer de Londrina (ICL).

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar