Orquestra Instituto GPA participa de festival de música na Argentina

0
460

Pelo oitavo ano consecutivo, jovens músicos se apresentam no Festival Iguazú en Concierto

A Orquestra Instituto GPA está de malas prontas para mais uma turnê internacional. O motivo é o Iguazú en Concierto, megafestival de música que reúne jovens do mundo inteiro, em Porto Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina. Serão três apresentações, entre 25 e 27 de maio, a última delas no Grande Concerto Final, composta por aproximadamente 700 participantes do evento, dentro do Parque Nacional de Iguaçu, com as cataratas ao fundo.

Os brasileiros são a principal orquestra do evento e têm a oportunidade de participar das apresentações como spallas, responsáveis pela execução dos seus instrumentos e por repassar as informações do maestro para o restante do grupo. Para tanto, os músicos passam por uma preparação intensa, com estudos contínuos.

A Orquestra é convidada para o evento desde a primeira edição, em 2010, ou seja, tem vaga garantida e apenas precisa confirmar a participação. Já os demais grupos passam por um processo seletivo, e alguns até por votação online para ser aprovados.

O Festival Iguazu en Concierto tem duração de cinco dias, com concertos de orquestras, corais, solistas e dançarinos. Reúne músicos de países do mundo todo, que convivem juntos em uma semana intensa, de muita aprendizagem, música e novas amizades, em uma experiência que, como eles mesmos dizem, muda sua vida para sempre.

A Orquestra Instituto GPA, existente há 18 anos, é um dos programas socioculturais do Instituto GPA, braço social do GPA, e tem como objetivo desenvolver a aprendizagem musical como ferramenta de transformação e desenvolvimento social.

Um dos diferenciais da orquestra é sua metodologia de aprendizagem: o Método Jaffé, criado pelo violinista e professor Alberto Jaffé, que trabalha o ensino de violino, viola, violoncelo e contrabaixo de forma conjunta, desde a primeira nota, sem estudo individual.

 PRSTATION

SEM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta