Morre em acidente de avião o Ministro Teori Zavascki relator da lava jato

0
158

O Ministro do STF Teori Zavascki  estava em avião que caiu próximo a Paraty, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19). Um dos principais nomes da Operação Lava-Jato, Teori Zavascki era ministro do Supremo Tribunal Federal desde 2012.

Nascido em Faxinal do Guedes, em Santa Catarina, Zavascki foi indicado ao cargo no STF por Dilma Rousseff. Em 2015, teve papel destacado no processo que resultou no impeachment da ex-presidente: foi relator. Ao longo da Lava-Jato, determinou as investigações contra políticos de diferentes partidos, além de pedir a prisão de Delcídio Amaral, autorizar as buscas na casa de Eduardo Cunha e o afastamento do carioca da presidência da Câmara dos Deputados.

Ele havia iniciado as diligências sobre a delação da Odebrecht nesta semana. O destaque nas ações do STF contrastava com o perfil discreto apresentado nos corredores do tribunal e na sua relação com políticos e figuras importantes em Brasília. Radicado em Porto Alegre, onde começou a carreira, e torcedor do Grêmio, Zavascki era conhecido por ter poucos amigos nos círculos do poder. Avesso a entrevistas, era considerado introspectivo e fechado, o que emprestava aura de “mistério” ao seu comportamento e as suas decisões. Zavascki trabalhava em Brasília desde 2003, quando assumiu o Supremo Tribunal de Justiça.

ministro

Informações/ Zero Hora

SEM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta